2004-09-25 - Direitos ao assunto!

25-09-2004 16:39

Há que dizê-lo! Não precisamos de seguir "sempre" uma linha de crítica. Felizmente há "assuntos" que nos permitem uma simples demonstração de satisfação! Entenda-se satisfação como expressão de reconhecimento. E hoje quero partilhar com os leitores o reconhecimento devido a um instituição de homens e mulheres que tem desenvolvido um trabalho discreto e bem sucedido. Trata-se da Polícia Judiciária! Vamos conhece-la melhor!

No Código de Processo Penal, na Lei que regula a Organização da Investigação Criminal, na sua Lei Orgânica, ficamos a saber que se trata de um orgão de polícia criminal. Investiga, assegura a ligação entre as outras policias (também estrangeiras), centraliza quando assim tem de ser, desenvolve acções de prevenção, auxiliando na administração da Justiça, na dependência hierárquica do Ministro da Justiça, fiscalizado nos termos da Lei.

Devido à minha profissão tenho tido oportunidade de colaborar nessa “administração da Justiça”, com alguns profissionais. A competência que demonstram na forma como conduzem as investigações, os inquéritos, são prenuncio dos bons resultados que se vão obtendo.

O recente caso do desaparecimento da Joana no Algarve, é bem demonstrativo da forma célere como o trabalho é feito e com resultados positivos. Mas há muitos outros... Nesses onde, arrisco felizmente(!), a televisão e os jornais não entram... Isto faz-me pensar na actividade discreta dos homens “do terreno” que por vezes contrasta com protagonismos conscientes ou inconscientes... de superiores que acabam por "nublar" a nossa visão... Mas isso já foi e será outra história...

Certo é, o apoio que todos devemos prestar para que o trabalho deles seja cada vez melhor... ganhamos todos! E aqui, não posso esquecer - porque estive perto - o papel que me pareceu muito colaborante e de louvar da CM do Cartaxo nos recentes episódios tornados públicos. Um exemplo para instituições e pessoas. Na verdade, abrindo as “portas”, permitindo uma investigação desobstruída, a “poluição” pode ser removida e as “águas” podem voltar a correr claras...  

Recomendo uma visita ao site da Polícia Judiciária: www.policiajudiciaria.pt . Aí pode perceber-se o seu nascimento formal em 1945, onde a razão descrita foi (com permanente actualidade): “a sofisticação de meios na prática dos crimes fez nascer a necessidade de criar um corpo de polícia moderno e especialmente estruturado e vocacionado para a investigação criminal”. Pode ainda encontrar-se aí conselhos muito úteis/alertas que vão desde as “Cartas da Nigéria, às tatuagens com LSD, passando por conselhos aos pais sobre os jovens e a Internet, entre outros. Ficamos a conhecer as pessoas desaparecidas, obras de arte furtadas, bem como os contactos em caso de necessidade. Sem dúvida, um site a visitar. Por tudo isto, pela paz social que por vezes não vislumbramos... Bem hajam!

 

--

Jose Augusto de Jesus