Com votos de boas festas!

24-12-2012 16:10

Apesar da quadra festiva que atravessamos, aquela que na minha opinião mais nos afasta da triste e dura realidade do dia-a-dia, uma vez que os valores que esta noite celebramos são bem superiores a tudo o resto, não poderia esquecer que esta é a semana em que a Assembleia Municipal do Cartaxo vai aprovar o Orçamento para 2013.

Sem me alongar muito, pois com certeza que poderemos e deveremos voltar ao tema mais à frente, há dois ou três pontos de reflexão que não quero deixar passar. Até porque estamos em “altura” de prendas…

Desde logo a “prenda” que o Governo deu aos socialistas do Cartaxo, os que hoje governam e os que já governaram, e que está traduzida neste orçamento, apresentado pelo executivo municipal, em perto de 44 milhões de euros. Isto é, existe uma previsão de receitas de mais de 72 milhões de euros, mas desse montante, 44 milhões são a prenda de Natal para evitar que se feche a porta. Está previsto, contratado mesmo, que este montante permita liquidar a dívida da Câmara aos seus fornecedores, sobretudo a economia local. Espero que assim seja mesmo! Que não se repita o que aconteceu com o saneamento financeiro de 2008…

Na apresentação do Orçamento para 2013, tal como já tinha acontecido com o Plano de Reequilíbrio Financeiro, os socialistas que agora governam o Cartaxo voltaram a esquecer-se deles próprios. Sem qualquer tipo de referência às opções políticas que ditaram a ruina desta autarquia, continuam a culpar a crise nacional, o desemprego, para justificar as dificuldades das famílias, dos jovens, das empresas, das associações. Esquecem-se que eles e os outros não permitiram às empresas que se localizassem no Cartaxo e assim se pudessem criar postos de trabalho, esquecem-se que se financiaram à custa da economia local a quem não pagaram, esquecem-se que ficaram a dever os protocolos que contrataram com as associações de apoio social. A diminuição das receitas dos municípios pela quebra das transferências do orçamento de estado que é de agora, não podem justificar todas as asneiras que já vêm de há muito.

Neste Orçamento para 2013 são duas as ideias chave do executivo municipal: apoiar e ter sustentabilidade. Apesar de concordar com estas orientações tenho dúvidas que a execução orçamental as confirme. Basta pensar nas freguesias, e naquilo que são as transferências para delegação de competências. Cartaxo, Ereira e Pontével recebem menos de metade do que receberam o ano passado, as restantes freguesias, cerca de metade do que receberam o ano passado. Em relação a coletividades e associações, àqueles que no terreno colmatam a ausência de oferta social, cultural e desportiva da Câmara Municipal que agora precisa de ser sustentável: nada! Hoje ficamos por aqui!

Voltando aos valores superiores que nesta quadra se celebram, quero desejar a todos os ouvintes da Rádio Cartaxo, suas famílias e amigos, um Santo e Feliz Natal. Que este Natal seja passado em família, com muita saúde e alegria. Que saibamos todos encontrar nesta festa do Nascimento uma Luz que nos guie de volta à Esperança de um futuro melhor. Boas festas para todos!

--

José Augusto de Jesus