Presidentes ao ataque!

03-12-2012 18:54

Tornou-se conhecido, na passada semana, um Comunicado subscrito pelos 7 presidentes de Junta freguesia eleitos pelo Partido Socialista no concelho do Cartaxo. Debruçaram-se sobre a situação política do partido pelo qual foram eleitos e não ficaram por aqui tendo apontado críticas muito duras ao presidente do aparelho politico local socialista.

O comunicado em causa fazia referência a uma reunião que acontecera alguns dias antes com o Presidente da Federação Distrital socialista, o que não deixa de ser surpreendente. Umas horas mais tarde passava a ter um porta-voz, através duma entrevista de Fernando Ramos, presidente da Junta de Vale da Pinta, aqui na Rádio Cartaxo.

Confesso-me surpreendido. Não é todos os dias que um conjunto de presidentes de Junta de Freguesia, no caso 7, todos eleitos pelo mesmo partido socialista, se encontram numa reunião com o chefe distrital para discutir a situação politica autárquica do Cartaxo e não satisfeitos com a resposta aí encontrada, resolvem expressar-se - uns dias mais tarde – sobre o modo como Pedro Ribeiro tem conduzido – aparentemente em seu benefício politico - o processo de escolha do próximo candidato do PS à Câmara Municipal do Cartaxo.

É muito raro ver 7 Presidentes de Junta de Freguesia a pronunciarem-se sobre a vida interna do PS. E muito mais surpreendente é vê-los subscrever uma posição de apoio ao Presidente de Câmara em funções, o independente Paulo Varanda, criticando a estrutura local liderada por Pedro Ribeiro de estar a consumar um assassinato político e de carácter, de trair os eleitos locais, de denegrir e caluniar, atacando e colocando em causa a estabilidade local do executivo municipal eleito pelo PS.

Vale a pena, por isso, retirar deste episódio insólito algumas ilações e deixar algumas perguntas:

Em primeiro lugar, os Presidentes de Junta de Freguesia, todos eles eleitos pelo PS, mantêm-se unidos nos seus propósitos, porque até ao momento nenhum deles deu nota de discordar do Comunicado que foi divulgado.

Em segundo lugar, os Presidentes de Junta de Freguesia não são simples atores políticos locais, nem são militantes recentes. São aqueles em que o PS depositou confiança para serem os seus representantes em várias eleições autárquicas e que acabaram por ser eleitos. Por isso, não pode deixar de ser assinalado que a sua solidariedade se coloca ao lado daquele que é o atual Presidente de Câmara Municipal.

Em terceiro lugar, é surpreendente como decorre a escolha local do próximo candidato socialista à Câmara Municipal do Cartaxo. Dum lado estão aqueles que manejam o aparelho partidário e que conhecem muito bem os Estatutos, enquanto que, do outo lado, se posicionam os que ganharam as eleições autárquicas com os votos do eleitorado nas freguesias e no Município.

Em quarto lugar, o “feitiço vira-se contra o feiticeiro” quando o líder do PS do Cartaxo que nunca quis retirar a confiança política ao presidente da câmara, é ele agora objeto dessa retirada de confiança por parte duma parte significativa dos eleitos locais.

Em quinto lugar, fica uma afirmação incontornável que constituiu um desabafo para a história recente do Cartaxo, quando o presidente de Vale da Pinta, Fernando Ramos, fez questão de recordar a Pedro Ribeiro para não se esquecer que também tem responsabilidade na dívida da câmara e na sua gestão. Segundo Fernando Ramos, os 12 anos de Pedro Ribeiro na gestão da autarquia tornam-no ainda mais responsável que o próprio Paulo Varanda que só há um ano assumiu o cargo de presidente de câmara.

Em sexto lugar, fica uma pergunta que merece uma resposta rápida para esclarecer toda a gente. Qual a opinião do presidente da Assembleia Municipal Fernando Santos e dos vereadores Bernardo Pereira, Fernando Martins ou Pedro Gil?

Finalmente, a comunicação social regional fala de “guerra aberta”, em “revolta de presidentes de junta” para se referir a mais este edificante momento. Não seria preferível que António José Seguro voltasse aos Paços do Concelho, para ajudar a tomar uma decisão?

--
José Augusto de Jesus